Offline
UNIFEBE promove V Semana Contra a LGBTfobia e VI Semana do Orgulho LGBTQIAPN+
Por Ricardo Vianna Hoffmann
Publicado em 14/05/2025 21:49 • Atualizado 14/05/2025 22:04
Entretenimento

UNIFEBE promove V Semana Contra a LGBTfobia e VI Semana do Orgulho LGBTQIAPN+

    O Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, por meio do Laboratório de Cidadania e Educação em Direitos Humanos (LACEDH) e em parceria com os cursos de Direito, Psicologia, Pedagogia, promove em 2025 a V Semana Contra a LGBTfobia e a VI Semana do Orgulho LGBTQIAPN+.

    A iniciativa reúne dois momentos emblemáticos do calendário dos direitos humanos: o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia (17 de maio) e o Mês do Orgulho LGBTQIAPN+ (junho), em uma programação conjunta que inclui debates, exposições, lives, podcasts, rodas de conversa e ações de visibilidade dentro e fora do ambiente universitário.

    Com o objetivo de promover o respeito à diversidade sexual e de gênero e combater todas as formas de violência e discriminação, o evento reafirma o compromisso institucional da UNIFEBE com a educação em direitos humanos e a promoção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

     O projeto conta com a participação de docentes e acadêmicos dos cursos da UNIFEBE. A programação inclui atividades online e presenciais, como a exposição de cartazes de livros sobre as duas temáticas no átrio do bloco "A" da instituição e transmissões ao vivo no canal do YouTube da UNIFEBE com participação de acadêmicos e convidados especiais.

    Para o professor Ricardo Vianna Hoffmann, coordenador do LACEDH-UNIFEBE, “a união das duas semanas fortalece o alcance e a urgência do debate sobre os direitos da população LGBTQIAPN+, em um contexto em que o preconceito e a violência ainda são realidades enfrentadas diariamente”.

      A ação é fundamentada pela Lei Municipal n.º 4.014/2016, que institui a Semana de Luta Contra a Homofobia no calendário oficial de Brusque, e se inspira em decisões históricas do STF, como a criminalização da homotransfobia e homofobia, reafirmando o papel da universidade como espaço de transformação e resistência.

Comentários

Mais notícias

Não temos nenhuma recomendação no momento