UNIFEBE lança projeto de extensão que une Cinema, Educação e Direitos Humanos
Filmes, debates e formação cidadã marcam nova ação do LACEDH para professores, alunos e comunidade
O Laboratório de Cidadania e Educação em Direitos Humanos da UNIFEBE (LACEDH-UNIFEBE) acaba de lançar um novo projeto de extensão presencial, com carga horária de 20 horas, que propõe uma poderosa conexão entre arte, educação e transformação social: o projeto de extensão “Educação, Cinema e Direitos Humanos: Formação de Alunos, Professores e Comunidade para a Cidadania e como Recurso Pedagógico para Professores.”
Voltado a professores da educação fundamental, média e superior, estudantes e membros da comunidade, o projeto tem como eixo o uso do cinema como ferramenta pedagógica capaz de sensibilizar, formar e provocar reflexões críticas sobre temas essenciais à construção de uma sociedade mais justa, plural e democrática.
Exibições e Debates Críticos
A cada encontro, um filme será exibido seguido de um debate temático mediado pelos professores Ricardo Vianna Hoffmann e Francisco Alberto Skorupa e com participação de convidados/as especialistas. Os encontros acontecerão sempre aos sábados, das 14h às 17h, no campus da UNIFEBE, no auditório Dr. Germano Hoffmann, no Bloco F, em formato presencial.
Confira a programação de filmes e temas:
26 de abril de 2025
O Sol é Para Todos (1962)
Tema: Introdução aos Direitos Humanos e Justiça
Debatedora: Prof.a. Daíra Andréa de Jesus
28 de junho de 2025
Filadélfia (1993)
Tema: Direitos LGBTQIA+ e o Direito à Saúde
Debatedor: Prof. André Luiz Avelino da Silva
30 de agosto de 2025
Terra Fria (2005)
Tema: Direitos das Mulheres e Assédio
Debatedora: Prof.a. Jô Rosa
25 de outubro de 2025
O Vento Será Tua Herança (1960)
Tema: Direito à Religião e à Ciência
Debatedor: Prof. Rogério Ristow
29 de novembro de 2025
Ainda Estou Aqui (2023)
Tema: Ditadura Militar no Brasil e Violações dos Direitos Humanos
Debatedor: Prof. Luiz FernandonOzawa
Formação de Professores e Leitura Complementar
Além dos filmes e dos debates, os participantes terão acesso a textos orientativos e leituras complementares, com obras clássicas e contemporâneas de autoras e autores como Harper Lee, Judith Butler, Simone de Beauvoir, Angela Davis, Norberto Bobbio, Hannah Arendt e Flávia Piovesan, entre outros.
As leituras serão disponibilizadas na plataforma Moodle da UNIFEBE, com foco na aplicação pedagógica do cinema em sala de aula e na formação crítica sobre os Direitos Humanos.
Educação para a cidadania
A proposta está alinhada ao Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) e à ideia de que educar é também provocar empatia, pensamento crítico e compromisso social.
A participação ativa nos debates é critério de avaliação, e a certificação será concedida aos participantes que assistirem a, no mínimo, 4 encontros. A coordenação do projeto é dos professores Ricardo Vianna Hoffmann e Francisco Alberto Skorupa, com apoio do LACEDH-UNIFEBE, PROPPEX e parceria do CADEZ.
Rádio Direitos Humanos: www.radiodireitoshumanos.org
Rádio Direitos Humanos – A voz que defende a dignidade da pessoa humana
Texto por: Naraê V. Aruandara e Ricardo Vianna Hoffmann